Carnaval vs Centros

Por que centros espíritas, candomblés e umbandistas fecham no carnaval?

1Fechar os centros/terreiros é um ritual antigo, que tem origem na Bahia, que no sábado de Carnaval, as Casas de Candomblé fazem uma oferenda para Exú, o guardião e mensageiro, para que ele abra caminho e dê proteção. Assim, as Casas de Santo fecham no Carnaval, enquanto o Guardião acompanha seus protegidos durante a festa de Carnaval.

O carnaval é a festa da carne, segundo as leis espirituais. Nesse período todos os componentes da Dinastia Negra são liberados com a abertura de todos os portais maléficos [ Como Assim?]

Bem, sabemos que há um portal de passagem entre os dois mundos que nesta época ele fica aberto constantemente devido a “festa da carne”. Em outros períodos ele é controlado e a abertura acontece em alguns momentos do dia, as 03h, 06h, e 00h.

Mas por que ele não se fecha no carnaval?

Justamente pelo furor carnal, quando passamos noites em claro e emoções carnais a flor da pele. Isso faz com que haja um desregramento no “relógio” astral permitindo que mais espíritos inferiorizados, marginalizados e trevosos estejam misturados entre as massas, passando-se despercebidos devido a confusão energética estimulada pela emoção “mundana”.

2   Assim, locais onde se trabalha com a exposição das mediunidades se abstêm para evitar qualquer contato com essas forças maléficas. Mas ficam em orações constantes pelo bem de todos, em contato espiritual com os mentores de luz.

O período do carnaval é apenas a iniciação de um tempo onde os Exus e as Bombojiras irão atuar, assim como o portal se mantém aberto, as entidades citadas terão trabalho redobrado para recolher eguns, kiumbas, vampiros entre outros espíritos na erraticidade que aproveitam o portal aberto para buscar energia na fonte humana. Como a energia é mais pesada, cabe aos capas negras e caveiras o trabalho mais pesado de recolhimento.

Há centros que mantém-se abertos, estes ficam suscetíveis a energias inferiores a se manifestarem, trazendo um grande trabalho e exaustão aos médiuns, de grande valia seus esforços porém perigoso energeticamente.

O ato de fechar as portas neste período é um ato de respeito cultural e sobre tudo  uma forma de proteger seus médiuns. Aos que abrem, terão de ter força redobrada quanto a proteção e certeza  de quem estão recebendo.

3Muitas entidades só retornam seus trabalhos junto aos médiuns após a quaresma, que é o tempo de reflexão física sobre suas ações e pecados e de limpeza astral, terminando nas proximidades da páscoa  o trabalho dos exus e bombojiras.

Outras após a quarta-feira de cinzas já retomam seu trabalho, varia de centro pra centro e depende muito do pai de santo, mãe de santo, e/ou coordenador de cada local.

Mas o médium em  sua vida cotidiana pode entrar na folia?

Nada proíbe o ser humano de se divertir, desde que saiba a consequência de seus atos. O fato dele ir desfilar em escolas de samba, sambar e se divertir nada tem a haver com sua conduta mediúnica, O que interfere aqui é suas ações mediante aos vício terrenos (álcool, tabagismo, entorpecentes, sexo, etc). Um bom médium sabe se comportar mediante as energias contrárias e a não ceder diante do coletivo:  ” vou tomar cerveja a noite toda porque meus colegas estão me oferecendo e vai ficar feio se não acompanhar”. ORAI E VIGIAI! O inimigo está ao lado, saber se defender e estar sobre a conduta disciplinada a frente de tudo. Beber não é se divertir, diversão não está relacionada a vícios de nenhuma  espécie, diversão é estar são e ter o controle de seu livre arbítrio sem interferências externas.

4Outro exemplo  de como as entidades atuam no carnaval, são as inspirações e historias que trazem em sua festa, muitas escolas trazem historias entidades buscando a própria desmistificação e quebrando pre conceitos religiosos, mostrando ao mundo que a cultura religiosa é forte no Brasil.

O médium consciente sabe discernir o bem do mal e sabe lidar com as energias sem vincula-las a sua aura. Divertir-se sim, se tornar vítima de obsessão não!

Bom carnaval a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s