ID (Estudo Espiritual)

O ID tem a ver com as leis; SIM! Ele é o responsável pela Leis Morais, as regras da sociedade nas quais eu tenho que me adaptar para viver bem com o todo, ele por vezes nos salva de situações ridículas, nos faz refletir e compreender os limites e como as pessoas interagem, assim consigo me adequar e entrar na sociedade. Dita o que aprendemos com nossos pais, o que é certo e o que é errado. Como devo ou não reagir, relevar inúmera situações para não perder uma posição no emprego ou um amigo por exemplo, ele nos ajuda a trabalhar a paciência e nos testa ao último para saber se conseguimos adquiri-la conforme pedimos. Ele por vezes é a voz da consciência.
O único problema é que boa parte da população acessa ele sempre nos momentos desequilibrados trazendo o lado negativo deste assistente emocional, cerebral e que deveria ser nosso anjo, mas que se torna o lado obscuro que todos temos dentro de nós.

Algumas características do ID em desequilíbrio: agressividade, apetite insaciável e gula, carência, teimosia, egoísmo, mau humor, chatice, emotividade, comodismo, rebeldia, falsidade, impulsividade, entre outros.
Fácil de saber em que e em quantos momentos o acessamos né?

Nosso guias e mentores não acessam as informações e achismo físicos, por vezes as teorias de Freud fazem sentido mas confrontam apenas o lado desequilibrado do ID, ele acetou muitos aspectos do lado negativo e também quanto a teoria de que o ID é uma estrutura do aparelho mental mas se esqueceu o lado positivo e do valor rela deste, afinal ele acaba por vezes se confundindo com o próprio ego quando está harmônico. Na verdade quando esta confusão cerebral ocorre, é justo o momento que nosso ego escolheu o lado que ele irá usar e interagir, lembram que o ego é a ação da adaptação? Pois é, o ego como fala no post anterior ele dá auxilio nas decisões, mas o ID assessora o mental com as leis morais, assim ele passa ser um ótimo elemento espiritual que permite que nosso guias, mentores, iluminadores e anjos da guarda possam nos intuir e nos auxiliar mais vezes, por vezes chamamos o próprio ID de sexto sentido.

 A questão imediatista abordada sobre esta estrutura da mente, faz com que tenhamos aspectos negativos do ID, mas é importante destacar que ele com sua sede do aqui e agora ajuda muito o tempo presente, ele aborda o dois tempos: passado e presente, auxiliando o ego a interagir e formar ideias claras, objetivas e ações limpas com experiências passadas.

Existem teorias de que ele trabalha com inconsciente, e estas não estão de todo erradas, pois ele consegue obter informações da nossa “caixa preta”, o registro de  todas as vivências do nosso espírito, guardadas no nosso inconsciente (localizado fisicamente em nosso cerebelo, porém astralmente) e trazendo algumas vivencias mal resolvidas para o tempo atual para auto resgate, onde transformações energéticas, como quando damos a volta por cima de uma situação e resolvemos o distúrbio energética transformando em dharma.

Na sociedade atual e moderna observamos pessoas tendo liberdade de falarem e fazerem o que passar na mente, por vezes sem se importar com opinião alheia e escrachando seus achismo, pensamentos, opiniões e controladoras, claro que ganham auxilio de outros mecanismo em desequilíbrio que é o superego que logo falaremos em estudo, e também de obsessores que por afinidade e vinganças pessoais se emaranham em nossos pensamentos e apimentam essa nova visão de “verdade” que por vezes os jovens tem como brincadeira saudável, mas que na verdade essa brincadeira um tanto ácida nada mais é do que uma porta que estamos permitindo se abrir para um mal próprio que pode levar anos para se desenvolver, a saúde mental e emocional neste aspecto fica frágil, a vampirização e imposição de ideias acabam por tomar conta e quando vemos estamos no fundo do poço de uma depressão ou N transtornos mentais. Isso também pode se desenrolar com pessoas tímidas ao extremo, não fica como troféu das falantes não, querer se esconder e não se abrir pra vida, também o faz uma presa fácil emocional.

Outra teoria que ronda o ID é a teoria do inicio do prazer, nele que tudo começa e se destempera, Como vemos isso de um modo mais amplo? Quantas vezes qualquer motivo de chateação ou frustração faz com que recorramos a mudar de assunto, beber, tomar um café, puxar um trago, divagar o pensamento em pensamentos ruins, entre outros vícios? A  Fuga bem comum nos ID descontrolados se manifesta no momento em que situações mal resolvidas como citadas acima surgem e precisamos resolver, o Ego entra em desespero e recorre a ajuda, e o mecanismo do ID pode ser mais forte para alguns porém trazendo um lado negativo. Na formação da personalidade observamos muito o mundo ao nosso redor, como nossos familiares e próximo lidam com problemas, e esse espelho que carregamos conosco por vezes em épocas tão distintas e fora ao alcance memorial, acaba por trazer medos, e aí entram os inimigos atrais para atuar por você. E sem que perceba se envolve com vícios que parecem se inofensivos, mas que prejudicam corpo, mente e espírito. Saber se controlar, respirar fundo e ser humilde são princípios básicos de um ID equilibrado.

Viu o por que é importante conhecer o ID positivo para saber como se comportar daqui para frente?

Continue estudando, links relacionados:

https://cendee.wordpress.com/2015/05/24/ego-estudo-espiritual/

https://cendee.wordpress.com/2015/01/21/desvendando-a-reencarnacao-e-as-formacoes-de-transtornos-mentais/

https://cendee.wordpress.com/2015/01/29/transtornos-mentais-e-a-espiritualidade-parte-1/

https://cendee.wordpress.com/2015/01/29/transtornos-mentais-e-a-espiritualidade-parte-2/

https://cendee.wordpress.com/2015/01/30/doencas-relacionadas-a-obsessao-parte-1/

https://cendee.wordpress.com/2015/02/03/doencas-relacionadas-a-obsessao-parte-2/

https://cendee.wordpress.com/2015/03/28/grande-aula-sobre-ego/

https://cendee.wordpress.com/2015/04/10/sozinho-filme-espirita-sobre-obsessao-e-alcoolismo/

Anúncios

Uma opinião sobre “ID (Estudo Espiritual)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s