Muito Obrigado – Significado

    No último sábado de encerramento de nossa equipe fraternal em Lages, Mestre Porteira nos ensinou o poder e grandiosidade de dizer MUITO OBRIGADO(A).

    Pesquisando mais profundamente sobre o significado descobri coisas importantes a ser compartilhado com vocês..

Dicionário Língua Portuguesa: Impor como dever; coagir, compelir, ter necessidade de; Prender alguém através da afeição, do reconhecimento; tornar grato; Ligar-se a; sujeitar-se; cumprir; oferecer.

   A blogueira Karina Boccia presenciou uma aula do professor Dirceu Zaleski e compartilha um dado interessante: uma das alunas escreveu na lousa: “Parabéns, Dirceu!” (havia sido aniversário dele um dia antes).

O professor, então, retribuiu, escrevendo exatamente assim: “Obrigado! Ob ligatu= ligado a você”. Depois, ele nos explicou:

A palavra “obligatu”, que significa “ligado a você”, é de origem latina e, quando nós agradecemos, estamos ligados à pessoa que nos fez o favor. É algo que sai do nosso coração para o dela.

    E ainda pegando a explicação da Karina sobre sua reflexão posterior que é exatamente o que o Mestre em breve momento nos passou..

“Agradecer não é simplesmente ser gentil ou educado, é reconhecer que o seu próximo fez algo por você, entender que alguém disponibilizou um tempo para te dar atenção, quando muitas vezes você nem pediu. É enxergar o sentimento e não o interesse em primeiro lugar, retribuir com um sorriso sincero, é permitir que uma palavra transmita a alegria que há em seu coração e o quanto um gesto simples teve valor para você. naquele momento”.

Houve uma pergunta de uma brasileira, Lu Albuquerque, que vive na Espanha e questiona o porquê brasileiros respondem obrigado, já que não é de costume esta forma de agradecimento entre espanhois, achei interessante a resposta no yahoo:

   Respondendo a pergunta do seu amigo espanhol em relação ao porquê do povo brasileiro dizer obrigado como forma de agradecimento por um favor ou outra coisa qualquer…
    Quando recebemos um favor ou qualquer outra coisa e agradecemos com o termo “obrigado”, queremos dizer que ficamos obrigados a devolver este favor recebido a qualquer tempo em retribuição, e, quando dizemos simplesmente “agradecido”, estamos simplesmente a agradecer pelo favor sem nenhuma promessa de retribuição.

É Válido lembrar de que o homem diz obrigado e a mulher, obrigada.

    A origem da palavra obrigado como forma de agradecimento vem do latim obligatus, particípio do verbo obligare, ligar, amarrar. É a forma abreviada da expressão fico-lhe obrigado, ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez. Quando nos tornamos devedores de outrem por serviço que nos foi prestado, criamos um elo de ligação, mesmo que momentâneo, e devemos agradecer.

   A intenção da palavra, o retorno até visto como ação e reação, passa dispercebido muitas vezes, porém é importante compreender poder da palavra, o agradecimento e a ligação que se cria entre os seres.

Em nossa reunião, ministro Jade até fez uma colocação do uso: “USO PARA DESARMAR ALGUÉM”. Quando vemos que outrem vem preparado para um agressão verbal, ou buscando nos desarmonizar, podemos usar um simples “muito obrigada” para desarmar.

Tenho observado este tipo de ação de desarmamento também com NAMASTÊ, até empregado em algumas cenas da novela Caminho da Índias que está sendo reprisada na rede Globo. Pequenos gestos que fazem a diferença!

Após este conhecimento, vamos usar mais..

Fontes:
http://retratosdaalma.com.br/2011/10/22/o-significado-de-obrigado-por-karina-boccia/
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070607081706AARO5aY

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s